quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Uma história de meditação bem-sucedida


Dolce far Niente, John William Waterhouse

Existe uma coisa chamada "análise do discurso", uma ou várias técnicas, com vários referenciais teóricos, para, por exemplo, analisar representações sociais em pedaços de discurso - textos, vídeos, músicas. Há trabalhos interessantíssimos, e aponto para o LACCOS, aqui na UFSC. Há, também, trabalhos risíveis, daqueles que se pergunta se foi realmente necessário uma pessoa chegar até um mestrado, ou doutorado, para escrever algo que, usualmente, as pessoas fazem - ou tentam fazer - lá na redação do vestibular, ou numa mesa de bar, ou em um blogue.

Uma destas análises risíveis segue-se abaixo.

Faz mais de duas semanas em que o seguinte blogue está assombrando a minha caixa de mensagens do gmail, lá em cima, onde o onipresente google coloca os seus pequenos anúncios. É um blogue de um cara de meia-idade, que poderia ser chamado, aqui no Brasil, de Ricardo da Silva.

Primeiro ponto: como ele mesmo diz, é um cara "normal", que descobriu uma técnica de meditação legal ("cool"), e que quer dividi-la com o mundo. Que maravilha! Não é mais necessário ter de apresentar mulheres bonitas sentadas em poses "de meditação" estapafúrdias, em lugares bucólicos ou em flats com cortinas de algodão fino sendo balançadas pelo vento. Afinal de contas, mulheres "bonitas" não existem em todos os lugares, nem todas as mulheres são "bonitas" e magras e flexíveis. Agora podemos virar a mesa e simplesmente ser uma pessoa "normal", com seus problemas de meia-idade ou demais. Afinal de contas, a maioria de nós é feita de pessoas "normais".

O blogue apresenta apenas um único texto, onde o Cado - vamos chamá-lo assim - conta a sua história com métodos de meditação, e o seu crescente desapontamento com eles. Lá em 2007 ele estava muito estressado e praticamente a ponto de ter um colapso nervoso; um dos médicos indicou a meditação e relaxamento como uma forma de lidar com o estresse. Cado foi atrás de vários métodos meditativos "estranhos e maravilhosos" que prometiam fazer maravilhas ("weird and wonderful meditation systems that promissed the earth"), e gastou por volta de 3000 dólares nisto. Alguns métodos exigiam 3 a 6 horas de prática por dia, e ele não podia, evidentemente, pois tinha que trabalhar e ganhar seu sustento.

Segundo ponto: Cado é uma pessoa normal que ficou em um estado de estresse agudo, como muitos. Todos sabemos que o estresse é, praticamente, uma das síndromes atuais. E Cado, evidentemente, faz o que é esperado: vai atrás de um médico, que além de lhe receitar alguma coisa (que Cado não quer tomar, pois não gosta de ter de tomar remédios), orienta para uma prática de "meditação"; Cado gasta uma graninha com métodos que prometiam o que ele queria, mas não cumpriam, ou exigiam demais. É um discurso parecido com o das pessoas que faziam parte de seitas ou de algumas igrejas atuais, e saíram ("dei todo meu dinheiro para Jesus e não ganhei nada"). Este é um dos pontos nodais do argumento dele, para o qual ele volta, mais tarde: "não gastem o dinheiro que eu gastei, façam como eu, vão direto para o que funciona".

Felizmente, então, Cado se defronta com uma técnica "baseada cientificamente", do qual ele falará mais adiante, que oferece os benefícios de uma prática de meditação profunda, mas mais rapidamente e com um custo menor, o Brainwave Entrainment, que, além de tudo, é validado cientificamente.

Terceiro ponto: "sempre me sinto mais confortável quando cientistas validam algo", diz Cado. É o que chama a sua atenção e o que demole um pouco do seu ceticismo frente a um método que é rápido e barato. Os cientistas e a ciência dão o ok e asseguram um status; este é um poder que grande parte das pessoas mais ou menos instruídas - eu incluso - dão aos mesmos, e que não se baseia em raciocínio ou intelecto ou discussão, mas somente em confiança de que alguém já fez o trabalho intelectual pela gente.

Cado segue contando um pouco de como chegou a conhecer este método novo de meditação, do seu ceticismo inicial até o momento em que ele, recebendo pelo e-mail, sem o pedir (spam anyone?) uma amostra grátis deste método, dá uma chance, mais pelo fato de que o "cara" que enviou esta amostra, um tal de Michael Mackenzie, foi quem deu - por e-mail - umas das dicas mais "honestas, gentis e gratuitas" sobre meditação.

Quarto ponto: carisma. Cado simplesmente confiou no Michael ("I guess I just trusted him at a gut level"). Apesar do aval científico, Cado não teria dado uma chance se este cara não tivesse surgido.

Então ele tenta, e coisas maravilhosas acontecem; seu estresse simplesmente evapora, depois de sete minutos, e ele descobre algo que realmente funciona. Pequeno parágrafo de explicação científica, e outros descrevendo os benefícios. Cado sugere que pessoas que praticam meditação durante anos a fio podem nunca experimentar estados tão bem-aventurados, e se sente em uma desvantagem desleal com todas estas pessoas que "gastam várias horas, por dia, sentadas disciplinadamente em posição de lótus".

Quinto ponto: Cado coloca, de um lado, a prática "árdua" de meditação, como usualmente a conhecemos - disciplina, horas e horas, dinheiro gasto - e faz o contraste com esta técnica, recém-descoberta, que exige pouco tempo, não custa tanto, e, por incrível que possa parecer, funciona. Do ceticismo ao convencimento, em poucos minutos; Cado é convencido que realmente funciona. Como Cado percebe que a prática árdua de meditação talvez não pareça proporcionar estes efeitos...

As pessoas perguntam qual o segredo de tal mudança, ele fala de tal método, e se sente feliz em poder ajudar as pessoas; é o melhor presente que ele pode dar ao mundo.

Sexto ponto: ...ele se sente feliz em poder ajudar os outros com a sua descoberta de algo mais simples e rápido. Cado não somente encontra algo que resolve o seu problema, mas também quer que os outros se beneficiem dele.

Nos últimos parágrafos, ele simplesmente resume alguns dos pontos levantados acima: "se você quer experimentar os vários benefícios extraordinários da meditação, sem todo o trabalho duro e os anos de dedicação, Brainwave Entrainment é uma excelente maneira de fazer isto. Eu te digo: a meditação Lifeflow lhe trará resultados mais rápido do que qualquer outra coisa que eu possa ter experimentado. Desde que eu comecei, descobri que esta técnica é a tecnologia mais avançada disponível agora. Se você der uma olhada, você vai descobrir os mesmos fatos.

Eu adoro ajudar as pessoas a derrotar o estresse e a sentir maior paz interior e felicidade. [....] nem toda meditação é trabalho duro e requer a paciência de um santo."

Ou: meditação rápida, barata, que tem bases científicas, e funciona - faz com que você tenha mais calma, segurança, paz e felicidade, sem ter que esperar muito, ou pagar muito, ou os dois, por isto. Meditação para pessoas normais, que não podem gastar o seu tempo e o seu dinheiro atrás de práticas difíceis - já que as outras práticas meditativas sempre exigem um tempo, dinheiro e uma dedicação que você não tem, preocupado em simplesmente ser um cara normal, que tem de alimentar a família.

Ou: meditação rápida e barata que te dá exatamente aquilo que você quer dela.

Isto é apenas o começo. A página do Brainwave Entrainment ou Lifeflow® é uma mina de ouro, em vários sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário