domingo, 24 de maio de 2009

Algumas vezes as pessoas me perguntam por que eu pratico zazen, e eu nunca sei o que dizer

Deshimaru roshi: A resposta é diferente para cada pessoa. A primeira vez que eu perguntei a meu mestre, Kodo Sawaki, quais eram as vantagens do zazen, ele disse "nenhuma". Esta resposta despertou meu interesse de cara. Um dos meus amigos, porém, ouvindo a mesma resposta, levantou-se e foi embora. Eu fui capturado. Qual é a melhor resposta? Para algumas pessoas você tem de responder como se elas fossem crianças: "se você praticar zazen você vai ficar forte". Mas se Kodo Sawaki tivesse me respondido falando sobre força e boa saúde, eu ficaria menos impressionado e talvez não tivesse continuado. Aquela resposta, "nenhuma, nada", me impressionou tanto que eu ainda estou praticando zazen. De qualquer forma, o objeto do zazen é mushotoku, "sem ganho". Mas cada pessoa é diferente, e antes que você responda você deve olhar a pessoa cara a cara. Os méritos do zazen são infinitos.

180 perguntas e respostas, tanto em inglês quanto em francês, para os espíritos francófilos da sangha (Sodô, estou falando com você).

Um comentário:

  1. ...assim mesmo, os méritos do zazen são infinitos.

    Obrigado pelo post Seigaku San.

    Gasshô!

    ResponderExcluir